segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CAVALETE PARADE: Não chute que é política!

A disseminação do ódio pela política não é gratuita, não é “pira” de jornalista, apesar de que é bem possível dizer que “os jornalista pira” num escândalo. Os políticos em geral não ajudam muito, pois é lucrativo politicar e muitas pessoas tem atração pelo poder. Mas colocar todos os políticos na vala comum da bandidagem só ajuda os bandidos, pois depois de feita a fama, é meio que normal que se deite na cama.

E a bola da vez do ódio pela política são os cavaletes. Tem até editorial na imprensa tratando de cavalete. Os cavaletes ficaram mais importantes que a eleição em si. “Chute um cavalete”, “Não vote no cavalete”, “A culpa é do cavalete”, “Quem usa cavalete não presta”, e assim seguimos rumo ao dia 07 de outubro.

É um debate tosco, como quase todos que são suscitados pela mídia. Será que alguém aí teve a brilhante ideia de consultar ou criticar a Justiça Eleitoreira? Por que, se tem cavalete é por que pode, viram, jornaleiros?

A disposição dos artefatos de madeira e lona nas calçadas, canteiros e jardins públicos é incômoda e antiestética, mas muito pior é pagar uma merreca para alguém ficar agitando uma bandeira, num trabalho degradante, humilhante, para dizer o mínimo. Ninguém se preocupa com isso???

Não né. É claro que não. São pobres, trabalhadores, e os candidatos fazem o favor de os empregar. Como na música dos Beatles eu me pergunto: todos os agitadores de bandeiras, de onde eles vêm?

Eu trabalho em campanhas e sei bem da agonia que é tentar passar algum tipo de ideia mais avançada e vencer. Não sou a favor dos cavaletes, mas é complicado fazer a escolha de não usar um meio como esse, pois as campanhas já são tão desiguais, abrir mão de um meio barato de volume na campanha pode ser fatal.

Então, se você não gosta dos cavaletes, peça para a Justiça Eleitoral proibir o uso desse material. Pode ser bonito ser contra a “poluição visual”, mas agir contra a injustiça eleitoral comandada pelo dinheiro é difícil, por que isso você não vê.

Ou não quer ver.

Mas se isso fizer você se sentir melhor, chute um cavalete. Só não pense que você “está fazendo a sua parte” para melhorar a nossa democracia, por que não está.

Nenhum comentário: