terça-feira, 31 de maio de 2011

Louco por tapioca! Achei a massa e sigo tentando

Beus Abigos mais chegados sabem que eu gosto de comida. Gosto de outras coisas também, mas tenho uma relação legal com a comida, que vai da preparação à apreciação, e se der, que entrem os detalhes  culturais, históricos, sociológicos.

Vejam o que diz o Wikipédia sobre a tapioca:
A tapioca é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce, fécula de mandioca. Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo. O nome tapioca é derivado da palavra tipi'óka «coágulo», o nome para este amido em Tupi. Esta palavra tupi se refere ao processo pelo qual o amido é feita comestíveis e passou um se referir a processos de Preparo similares. (...)  Tem mais mais lá: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapioca

Sempre que tenho chance, paro nessas bancas de feira, como da Feirinha do Largo aos domingos e encaro uma de carne seca com queijo coalho. Mas para mim isso não basta, como não bastou gostar de sushi e sashimi e outros quitutes de origens diversas. Tenho que aprender a fazer (mesmo que de maneira simplificada).

Bom. Há algumas semanas encontrei uma pequena loja no subsolo do WallMart do Cabral, parece uma franquia de tapiocas e água de côco (outra delícia que não deixo de apreciar). Enquanto saboreava uma tapioca de carne seca e queijo coalho li que eles vendiam a massa também. Super barato! Super fácil de preparar! Delicioso e saudável! É claro que não fica igual. Não tenho manteiga de garrafa, queijo coalho, nem sequer a carne seca, mas engano com linguiça calabresa ralada, ou puro queijo mesmo e fica bom.

Agora vou atrás da carne seca. Alguém sabe dela?

Nenhum comentário: