quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um cardiologista amigo, um amigo cardiologista

Algo bastante recomendável no meu círculo boêmio de amizades seria um amigo cardiologista. Cervejeiros militantes, fumantes, apreciadores das iguarias mais calóricas e lipidinosas, somos de um grupo de risco muito arriscado. Mudaríamos o ideal “live fast, die young” para “live fat, die... whenever”.

Mas esse amigo não poderia ser um cardiologista muito sensato. Teria que entender seu eleitorado e não fazer exigências muito descabidas como proibir feijoadas, rabadas, dobradinhas, ou vetar costela cheia de sal grosso pingando gordura.

Uma das coisas que afasta as pessoas dos médicos é o medo de que eles façam seu dever e recomendem obscenidades como parar de beber, fumar, se estressar, entre outras inconfessáveis. Por isso esse cardiologista deveria ser razoável com quem desfruta a vida sem piedade dos seus órgãos internos.

Essa cara existe. Pior (melhor!), com exceção do tabaco, tem uma dieta, uma militância cervejística e a circunferência abdominal semelhante aos grandes gourmets e bom vivants do meu convívio.

Com grandes tiradas, ele diz sobre seu trabalho: “quem vai me levar a sério se eu recomendar dieta?”. Quando falam para ele se exercitar ele responde indignado: “eu carrego 100 Kg pra cima e pra baixo o tempo todo e você acha que eu não faço exercícios?”. Ainda no campo humorístico, poderia dizer que ele “entende as coisas do coração” e que os cegos estariam fora de qualquer risco, pois “o que os olhos não veem o coração não sente”.

Bom. Até agora não tive nenhum problema cardíaco e entendo (torço, na verdade) que os fatores de risco nem sempre se revertem em estragos. O fato de a seleção Brasileira ser dirigida pelo Dunga comprova isso (até agora). Também não sou muito de frequentar consultórios e, portanto, minha amizade com o cardiologista está só no campo da amizade, por enquanto.

Mas é bom poder contar com um profissional assim tão sensato que entende que não há como sentar para tomar “uma” cervejinha. Por uma só eu não sento!

Nenhum comentário: