segunda-feira, 3 de maio de 2010

A crise da Assembléia e uma nova cultura política (I)

Esse texto é do meu amigo camarada Milton Alves, presidente estadual do PCdoB. Lança luzes sobre o mar de lama descotinado na Assembléia Legislativa do Parana. Foi publicado em seu blog: miltonalves.com - Confira:

Na crise instalada na Assembléia Legislativa do Paraná, além dos fatos condenáveis de corrupção e favoristismo, chama atenção o espiríto de corpo, de auto proteção dos parlamentares, independentemente das suas filiações partidárias e mesmo posturas ideológicas.

Trata-se de um mecanismo de auto defesa, que limita no caso em tela, a separação do joio do trigo, ou melhor, coloca todos no mesmo balaio. Os eventos configuram o maior escândalo de corrupção envolvendo políticos do Paraná dos últimos anos.

Além disso, a gravidade do caso, requer uma conduta mais atilada dos parlamentares, uma necessária postura de investigação e de sentido auto crítico do conjunto da Casa – que diga-se – uma das mais fechadas e conservadoras do Brasil. Para se ter uma idéia, além da falta de transparência, a Alep não tem uma prática institucionallizada que permita a participação da sociedade nos seus debates e no seu funcionamento.

Continue lendo no Blog do Milton Alves.

Nenhum comentário: