quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sobre o Carnaval, no caso o de Antonina

Sou joinvillense e lá vivi até os vinte e tantos anos, portanto, como já disse aqui, conheço o Carnaval como um turista. Se os curitibanos acham que aqui não tem carnaval, devo avisar que lá na Manchester barriga-verde nem feriado é, e nada muda a não ser a programação da TV. Pena isso, pois lá, como cá, tem muita gente que gosta da folia, há escolas de samba, blocos... mas o evento não empolga a cidade.

Bom, fui para Antonina passar o Carnaval pela primeira vez. Pra começar a cidade é linda, os prédios e casarões antigos são um encanto. O jeito caiçara-açoriano é muito hospitaleiro. Enfim, uma cidadezinha deveras agradável exceto pelo calor, quase insuportável.

O Carnaval me surpreendeu. Um belíssimo e empolgante espetáculo que contagia dezenas de milhares de pessoas que ocupam as ruas centrais todas as noites. Perdi o sábado, que era de blocos. Assisti as escolas no domingo e as “escandalosas” na segunda-feira. As escolas foram ótimas, com belos enredos, excelentes baterias, carros alegóricos, fantasias bem feitas, etc. O desfile é um grande show, levemente prejudicado pela demora no intervalo de uma escola para outra.

Sobre as “escandalosas” tem de tudo. Desde transexuais e drag queens profi, até foliões sarristas, que são a grande maioria. É muito legal ver famílias inteiras fantasiadas tomarem as ruas. Há o concurso das escandalosas e os mais cara-de-pau sobem numa passarela e desfilam na frente de sei lá quantas mil pessoas que se divertem a valer. Impagável!

Enfim, ainda sem muito traquejo, me considero um folião (palavrinha esquisita), com muita vontade de voltar em 2011 pra Antonina, ou ir pra qualquer cidade parecida em que algo um pouco menos fake que Ivete Sangalo dê o tom do carnaval.

Veja as fotos abaixo ou no meu álbum no Picasa.

Nenhum comentário: