quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Audac, o disco!

Hoje ouvi o disco do Audac gravado em Floripa com o Gordon Raphael na produção. Esse trabalho está sendo lançado hoje à noite, num show no James... As canções que eu conheço na maioria, não mudaram muito das outras versões, mas a emoção de ouvir isso do jeito ficou é muito, muito forte.

Sobre o som em si, não posso falar muito ainda pois os falantes desse meu laptop acer podre são bem low-fi.Mas parece bom, em especial nos ecos e posicionamentos das vozes e guitarras. Tudo soa mais cru e presente.

O Prelúdio é mar, ondas de synth oitentistas, daí entra Disstress e dá uma vontade de vazar como uma maré de coisas ruins indo embora devagar. Dark Side vai impondo a estética dos opostos, e a gente meio que nota uma presença de Robert Smith aqui e ali.

A novidade mesmo é a canção seguinte, Brian May Coin. Eu tento entender a letra enquanto percebo que não imaginava que a voz da Debora podia ser tão certeira entre o falsete e o grave na volta do refrão.

Real Painkiller volta com Cure. Aliás, Cure e New Order estão por toda parte. Foi a primeira canção que conheci deles há um par de anos no Blues Velvet... Mais peso dessa vez. A guitarra disputa a linha com o synth. Em espirit eles flertam com o etéreo meio Vini Reilly. The Bow River com trêmulo parece uma suave corredeira, com os timbres de bateria emprestando um brilho extra ao refrão folk.

E pra fechar o trabalho, em Back to the Future, eles voltam à praia meio que vindo por um rio... “the river and the sea / the silver and the gray becomes one…” A tempestade está vindo, elas cantam com uma calma incontida. A tempestade vem eu sei, mas não nesse disco. Nesse disco a gente sente aquele ar pesado, abafado, de antes de chuva. Um vento meio que mudando de direção. Deveríamos procurar abrigo se existisse.

A tempestade vem mesmo, mas pelo menos temos um aviso.

Valeu!

http://www.audacmusic.com/