segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

LGBTs protestam contra violência e impunidade

Semana passada eu escrevi sobre dois assassinatos de travestis em dois dias. No sábado os militantes do movimento dos LGBTs fizeram uma manifestação em Curitiba. Reproduzo matéria do portal Paraná On Line:

LGBTs protestam contra violência e impunidade

Paraná e Curitiba estão entre locais que mais violam direitos dos grupos.

Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs) realizaram uma manifestação, sábado de manhã, em Curitiba, com o intuito de protestar contra a grande quantidade de crimes praticados contra homossexuais na cidade. Eles se reuniram às 11h, na praça Rui Barbosa, e foram em caminhada até a Boca Maldita.

Segundo o representante da entidade Dom da Terra, de defesa dos Direitos de LGBTs, Márcio Marins, no ano passado, foram registrados, no Brasil, 198 casos de assassinatos de LGBTs. Destes, 25 aconteceram no Paraná, sendo 14 em Curitiba. “Estamos no Estado e na capital que mais violam direitos de LGBTs”, afirma.
Notícias Relacionadas

Na opinião de Márcio, falta vontade política e policial para resolver o problema, que tem como grande causa a impunidade. “Enviamos vários ofícios sobre o problema à Secretaria de Estado da Segurança Pública, mas muitos ficaram sem resposta. Travestis têm sido tratadas como cidadãs de segunda categoria, isto quando são tratadas como cidadãs. Além disso, a impunidade predomina”, diz.

Dois casos

Na última semana, duas travestis foram assassinadas em Curitiba. Uma no dia 24, na Cidade Industrial (CIC), e outra no dia 25, no bairro Boqueirão. Em 21 de dezembro do ano passado, outro crime chocou a população, quando cinco travestis foram baleadas em um bar localizado na região central. Duas delas morreram.

Nenhum comentário: