sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O abraço: TODOS SÃO FRANCISCO!



Participei e fotografei ontem o abraço ao São Francisco, que foi um ato reivindicando melhorias no bairro. Para quem não é de Curitiba, o São Francisco é um lugar histórico e boêmio, onde fica o Largo da Ordem e estão insalados muitos bares, restaurantes, sebos, lojas de artesanato, galerias de arte, a Cinemateca de Curitiba, alguns museus, vários teatros, a UPE, e muitas outras coisas legais.

Tinha muita gente, como as fotos mostram.

A mobilização partiu, ou pelo menos foi capitaneada, pelo Arlindo, o Magrão do Bar do Torto, que se tornou meio que um símbolo do jeito "São Francisco" (o Baiiro) de se divertir. Ou seja: sem firulas, sem chaveco, relaxado, democrático, sem pose.

Os motivos descritos no panfleto são nobres, e todo mundo quer o bairro sempre melhor, afinal é um patrimônio etílico/cultural. Mas... Sempre tem um mas!

O que todo mundo que estava lá queria mesmo é que a Prefeitura e suas forças tarefas que aterrorizam 11 entre 10 donos de bares que não ficam no Batel parassem de encher a paciência e deixassem as pessoas curtirem a noite em paz.

O que todo mundo queria é que a RPC e a imprensa como um todo parasse de procurrar pelo em ovo e voltassem a investigar os diários secretos da Assembleia Legislativa.

Se você não está entendendo bem o que acontece, bom... teve uma matéria da RPC mostrando O Torto como um ponto de venda de drogas, e a coisa mais parecida com droga que o Arlindo vende são os Rollmops (azeeeedo!).

Semanas depois a força tarefa da prefitura fascista de Curitiba passou por lá e fechou uma penca de bares. Quem presenciaou diz que a cena foi digna de Tropa de Elite, mas eu não vi essa parte.

Pra fechar a conta eu digo: como é que um bairro com muitos bares, muita gente na rua, não vai ter gente usando ou vendendo drogas nas calçadas? Ora, basta ter segurança, presença policial e iluminação adequada. Mas se não tem nada disso, a solução é mandar força tarefa, tropa de elite, osso duro de roer, pega um pega geral e sair fechando bar atrás de bar justamente por que a burocracia dos álvaros e alvarás é lenta e cheia de curvas?

Fico aqui com medo do que nos aguarda para o governo do playboy do Batel.
Dura essa vida, viu?!

Nenhum comentário: