sexta-feira, 14 de maio de 2010

CEU: Uma casa que fez história

Artigo de Joel Benin*

Foi a partir do final da década de 1940, quando ainda a única instituição de ensino superior, em Curitiba, era a Universidade Federal do Paraná e que se construíam as obras do Centro Cívico é que Juscelino Kubitschek chega à presidência da República e trouxe novos ares políticos ao Brasil. Neste contexto é que os estudantes iniciaram o movimento para conquistarem um espaço que pudesse abrigá-los.

Levando em conta a cidade, como contexto, vale destacar a opinião de Roland Barthes. Ele diz: “A Cidade é um discurso, e esse discurso é verdadeiramente uma linguagem: a cidade fala aos seus habitantes, falamos nossa cidade, a cidade em que nos encontramos, habitando-a simplesmente, percorrendo-a, olhando-a.”

O desafio de construir a casa começou com a diretoria da União Paranaense de Estudantes, liderada pelo então presidente Oséas de Castro Neves, que iniciou um movimento de criar um espaço que amparasse os estudantes de baixo poder financeiro. O movimento conseguiu atingir seu objetivo, tanto assim que, em 11 de agosto de 1948, foi criada a Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná, com apoio de Hermínia Rolim Lupion.

Inicialmente a entidade funcionou em um prédio alugado localizado na Av. Luiz Xavier. Na época comportava 160 moradores, que lá, além das necessárias acomodações, contavam ainda com as refeições.

Continue lendo, clique aqui: CEU

Nenhum comentário: