quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nilton Bobato lança novo livro em Curitiba

“Um brinde a três amigos” é o quinto livro do escritor, professor e vereador Nilton Bobato

Curitiba recebe neste dia 30 de abril, às 19h30, no Palacete Wolf, o escritor de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, que lançará o seu novo livro “Um brinde a três amigos”. O escritor que acaba de lançar o seu quinto livro em Foz do Iguaçu, traz para Curitiba a antologia que reúne as suas principais produções poéticas, presentes nos livros independentes Risos da Fronteira (2003), Prato Feito (2005) e Sobremesa (2008). Além das poesias já publicadas, selecionadas pelo escritor Roberto Medina, o autor publica neste livro cinco poemas inéditos: o brinde.

Assim como nos demais, a poesia de Nilton Bobato revela as singularidades humanas no mundo, as angústias,a provocação, suores, lágrimas, sorrisos e amores envoltos pela rebeldia. Sem a preocupação com o estilo e a forma, a poesia de Nilton Bobato manifesta, de forma única, as impressões do autor sobre o tempo, marcadas pela inquietude, reflexão, rebeldia e humor.

“Os poemas traduzem o estado momentâneo de humor, amor ou ódio, que caracterizam o cotidiano”, relata Bobato.

O diferencial de o “Um brinde a três amigos” é seu desejo de estar no mundo através do registro definitivo, pois desde Risos da Fronteira (2003), a poesia de Nilton Bobato esteve impressa em livros artesanais, com acesso limitado em função da pequena quantidade de exemplares. Mas este livro tem um outro significado para o escritor: a constatação de que é impossível controlar o vício pela poesia. “Na essência, a publicação deste livro revela uma contradição a uma promessa que havia feito a mim mesmo: não publicar mais poesia depois de Risos da Fronteira. Tentava controlar um vício”.


Para quem gosta de poesia: Tin!Tin!.

Sobre o autor:

Nilton Bobato, nascido em 1967, reside em Foz do Iguaçu, no Paraná, desde 1980. Professor de língua portuguesa. Atualmente (2009/2012) exerce o mandato de vereador pelo PCdoB, eleito com 2.185 votos. É autor de Risos da Fronteira (poesias e contos – 2003), Prato Feito (poesias – 2003), Prosa de Sacada (contos – 2005) e Sobremesa (poesias – 2008). Em 2006, recebeu uma menção honrosa do Concurso Nacional de Poesias Helena Kolody, com o poema “O muro e o corpo”. Em 2007, foi o único brasileiro a integrar a antologia latino-americana de poesias “Poetas de Cara Al Siglo”, com autores de 9 países.


O MURO E O CORPO

Queria descrever o muro
Contar como é alto
Divide a escola
Separa a vila
Mas do lado de lá do muro
Muro alto
Que divide a vila
Separa a escola
Há um corpo
Não um corpo qualquer
Um corpo alvejado
Alvejado de balas
Balas de grosso calibre
Um corpo inerte
Um corpo morto
Um corpo de 11 anos
Alvejado atrás do muro
Do lado de lá da escola
Na divisa da vida
Por vingança
Sem presente
Agora sem passado
Só mais um corpo
Um corpo de 11 anos
Só 11 anos
Atrás do muro alto

(Menção honrosa Prêmio Nacional de Poesia Helena Kolody – 2006).

--
www.niltonbobato.com.br
http://niltonbobato.zip.net
http://twitter.com/nilton_bobato

Nenhum comentário: