quarta-feira, 14 de abril de 2010

Manifestação contra corrupção termina com ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná

Vídeo da RPC:


A manifestação do movimento “Caça-Fantasmas da Assembleia Legislativa do Paraná” tomou as ruas de Curitiba na manhã desta quarta-feira (14) e terminou com a ocupação da Assembleia pelos estudantes e trabalhadores. O movimento pede a saída do presidente da Assembléia, Nelson Justus, e dos demais membros da mesa diretora para que sejam apuradas as diversas denúncias de corrupção com centenas de funcionários fantasmas.

Mais de 1.500 pessoas participaram da passeata que começou na Praça Santos Andrade e seguiu até o Centro Cívico. Foram protocolados documentos exigindo afastamento da mesa diretora e apuração dos fatos junto ao Ministério Público, Tribunal de Contas (chamado pelos manifestantes de “Tribunal de Faz de Contas”) e na própria Assembleia.

Ao chegarem à Assembleia, os estudantes forçaram um dos portões e ocuparam os corredores e galerias. Os estudantes entraram e realizaram um breve ato em que cantaram de maneira emocionada o Hino Nacional. Em seguida, o prédio foi desocupado de maneira pacífica e os estudantes voltaram para frente da Assembléia e se uniram novamente aos trabalhadores e aos militantes dos movimentos sociais.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Povo, os lideres estudantis afirmaram: “O afastamento de Justus seria uma resposta positiva que a sociedade civil como um todo espera”, disse o presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Mario de Andrade. “A saída contribuiria com as investigações e seria uma mostra de bom senso”, complementou o presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Paulo Moreira.

No encerramento, os dirigentes das entidades avaliaram a manifestação como vitoriosa e prometeram novas manifestações para as próximas semanas. O Movimento Caça-Fantasmas é formado pelos estudantes através da UPE e UPES; centrais sindicais (CTB e CUT), diversos sindicatos, CMS, UBM, entidades do movimento popular, e pelo PCdoB. Na manifestação desta quarta, o movimento recebeu o reforço de membros do MST de todo o Estado. Eles estão em Curitiba para sua jornada de lutas.

De Curtiba, Ivanovick

Mais um vídeo da RPC:

Nenhum comentário: