terça-feira, 30 de março de 2010

Memórias de “Seu” Nagib Kaiel da História de Curitiba

Texto de Joel Benin*

“A memória, na qual cresce a história, que, por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro.” (LE GOFF,  s/d, p. 471)

Na Rua Carlos de Carvalho, no número 15, no centro de Curitiba, se encontra a casa de frutas Canadá, mais conhecida como a casa de frutas de “seu” Nagib.

Desde 1958, quando recebeu de seu pai, Ali Mustafá, Nagib Kaiel dirige o estabelecimento que tem à disposição, em suas prateleiras as melhores frutas selecionadas do centro de Curitiba.

O local ainda matem características da década de 1950 e 1960, a exemplo do balcão de atendimento e da balança de pesagem, que já está fora de uso pois, Nagib Kaiel, pela larga experiência, define o preço de forma intuitiva, dispensando totalmente a balança e o tempo que levaria para pesar as frutas.

Foi atendendo neste estabelecimento que Nagib assistiu o crescimento da cidade.

Lembra, ele, ainda, quando passavam, por ali, os rios Ivo e Tibagi, hoje escondidos pelo asfalto das ruas.

Continue lendo:  Memórias de “Seu” Nagib Kaiel

* Joel Benin foi presidente da UBES, UPE, Dirigente Nacional da UJS, Presidente do PCdoB de Curitiba, Chefe de gabinete da Paraná Esporte. É Secretário de Formação do PCdoB do Paraná, Coordenador de Mobilização da III Conferência Nacional do Esporte e Acadêmico do 7º (último) Semestre de História – Bacharelado – UTP.

Nenhum comentário: