terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Exposição “Fragmentos Xetá” em Curitiba

Do Site: Quixote Art

Dia 04 de fevereiro, (quinta-feira) às 19 horas, acontece a exposição “Fragmentos Xetá” do artista plástico Silvio Rocha, no Espaço Cultural BRDE em Curitiba.

Esta mostra é resultado de dois anos de pesquisa do artista e tem por objetivo resgatar a memória e a cultura do povo Xetá, etnia considerada extinta uma vez que atualmente existem apenas seis remanescentes desta cultura e pouco mais 100 indivíduos mestiços que formam o grupo de descendentes desta civilização.

Composta por 20 telas e serão apresentadas junto a outros painéis ilustrativos, contando ainda com a exibição de um documentário com depoimentos dos descendentes dos Xetá e por pessoas que vivenciaram o contato desta etnia com o homem dito civilizado e ainda declarações do artista responsável por este trabalho.

A exposição “Fragmento Xetá” já circulou por nove cidades do Paraná no segundo semestre do ano passado e em Curitiba finaliza o projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
   
DEBÓTÉRAME ÑYATA - FLOR DA FLORESTA

Na abertura, além da presença do artista plástico Silvio Rocha, estarão também presentes ao evento alguns dos últimos remanescentes da cultura Xetá e outros representantes da FUNAI. O projeto Fragmentos Xetá tem o patrocínio da ELEJOR – Centrais Elétricas do Rio Jordão, contando com o apoio do BRDE, do INCRA/PR e da ASUFEPAR (Associação dos Servidores da UFPR) e com a produção e consultoria da Quixote Art & Eventos.

Ainda, como parte do projeto, no dia 08 de fevereiro, segunda-feira às 09 horas, acontecerá no auditório do INCRA em Curitiba um debate sobre “A Etnia Xetá e a ocupação das terras indígenas no Paraná”. Neste evento teremos a presença de representantes do INCRA da FUNAI, o artista plástico Silvio Rocha e de Tiquem Xetá, um dos últimos remanescentes da etnia.

Além de integrar o projeto este evento faz parte do leque de atividades comemorativas pelos 40 anos do INCRA e terá como ponto alto a reflexão sobre a criação da Reserva Indígena Xetá que atualmente está em fase de estudo para implantação no noroeste do estado do Paraná.

Nenhum comentário: